Aprendendo a escrever

Se seus filhos estão colorindo, praticando como soletrar seus nomes ou apenas rabiscando, indiretamente eles estão praticando a caligrafia – mesmo que não seja tão óbvio. O alfabeto pode ser complicado de dominar para as crianças que ainda não tem muita firmeza nas mãos e mesmo com a mãe e o pai de seu lado, com certeza alguma roupa será manchada – mas está tudo bem com isso! Vanish pode facilmente tirar manchas de tinta de canetinha e então você pode se concentrar em ajudar seu filho a cruzar os T’s ou colocar os pingos nos i’s, sem o estresse de cometer erros. Aqui estão algumas dicas para ajudar a melhorar a escrita de seu filho.

 

Ferramentas para a tarefa

Algumas crianças podem achar desconfortável segurar um lápis por muito tempo, mas existem muitas maneiras em que você pode ajudar os seus filhos a superarem isso! Existe uma variedade de canetas e lápis com diferentes tipos de textura que podem proporcionar um conforto extra. Você também pode ajudar o seu filho a saber como posicionar seus dedos para segurar um lápis.

As pessoas que são canhotas também têm uma maneira diferente dos destros de segurar as canetas e lápis, e ainda existem canetas no mercado que são específicas para pessoas que escrevem com a mão esquerda ou direita. O que pode parecer correto para você talvez seja diferente para o seu filho se ele escreve com uma mão diferente que você!

Trabalhe com as dificuldades de seu filho

É claro que algumas coisas acontecem mais naturalmente que outras, e sempre haverá coisas que seu filho vai achar mais difícil que outras. As dificuldades comuns com que muitas crianças se encontram na hora de escrever são a formatação, o tamanho, os espaços entre as palavras e escrever em linha reta.

Neste ponto, é importante lembrar que tudo fica melhor ao longo do tempo e com a prática

A transição do lápis de cor para a canetinha traz um conjunto de novos desafios. Mostrar ao seu filho que toda essa bagunça com a tinta da canetinha não é o fim do mundo e rir de tudo isso com ele, ajudará a reduzir o estresse do momento – e as birras – já que ele continuará praticando!

Maneiras de praticar

Por último, uma criança pode praticar a sua escrita em qualquer lugar, principalmente sobre uma mesa. Embora seja uma boa prática, porque não deixar que ele se sente no jardim ou levá-lo ao parque para praticar ao ar livre num dia de sol? Dessa maneira ele não ficará restrito e terá a liberdade para brincar quando tiver terminado.

Dia a dia

Hoje em dia, muitas crianças podem ser vistas hipnotizadas atrás de celulares ou computadores, mas trazer a escrita na rotina do dia a dia é uma ótima maneira de fazer com que seu filho pratique a escrita sem que perceba, tornando-a mais natural. Alguns exemplos de como fazer isso:

  • Fazendo listas de mercado;
  • Deixando recados de um para o outro pela casa;
  • Criando cartões feito à mão.

Lutando com a atenção de uma criança

Colorir pode não parecer uma maneira de praticar a escrita, no entanto, seu filho ainda está usando canetas, lápis e lápis de cor que fará com que seus músculos fortaleçam em sua mão dominante. Da mesma forma, uma janela ou espelho embaçado pode ser também uma maneira divertida para que seu filho se concentre mais em como escrever uma letra corretamente em vez de ficar sentado em uma cadeira por muito tempo!

Não fique chateado com eles

É compreensível que os pais possam ficar um pouco frustrados se as coisas demoram um pouco para decolar. No entanto, você tem o poder de mudar a situação com um reforço positivo, praticando a escrita de uma maneira divertida. Um sistema de recompensas e uma definição de metas fáceis de atingir são duas eficientes formas de incentivar o seu filho a querer continuar.

Se você tiver um caderno da sua época de escola, mostre-o a seu filho para que ele possa ver que todos precisam começar de algum lugar! Lembre-se de que se houver qualquer problema com manchas de tinta de canetinha enquanto o seu filho estiver aprendendo a escrever, isso não deve ser o fim do mundo – nem o fim de seu treino na escrita.