Como tirar mancha de roupa

Uma questão de tempo

Às vezes não descobrimos uma mancha no momento exato em que ela acontece. Na maioria das vezes as manchas são descobertas algum tempo depois, quando elas já estão secas e a solução para removê-las já não é simplesmente uma esfregadinha com água antes da lavagem final. Em situações como estas, é preciso saber o que fazer. Por isso, separamos algumas dicas de remoção de manchas, de acordo com o período de tempo em que o tecido foi manchado. Provavelmente agora você deve estar se lembrando daquela camiseta manchada que você não usava porque não sabia como tirar a mancha da roupa, bem, estas dicas te ajudariam a saber como solucionar isso.

No momento em que adere

Como muitas manchas, se você a percebe no momento em que ocorreu, o melhor plano de ação é tentar retirar o excesso com água. Existem muitos tipos de manchas e para cada uma existe uma maneira adequada para removê-la. No caso de mancha de sangue na roupa, a água fria é a melhor opção, mas para outras, como manchas de gordura, água morna ou quente pode fazer a mágica acontecer - confira a nossa seção de Solução em Manchas para encontrar a melhor solução de como tirar mancha da roupa.

Se você não tem uma torneira por perto, mas sim um guardanapo ou uma toalha de papel, comece removendo o excesso do produto que caiu no tecido. Tenha em conta que isto é um pouco diferente do que esfregá-lo, já que assim pode acabar misturando a mancha no tecido, e até mesmo deixá-la ainda maior! Por isso, remova o excesso do produto que caiu no tecido até que reste apenas a mancha em si.

Depois disso, já em casa, você pode usar as dicas que seguem abaixo.

 

Alguns dias depois

As manchas às vezes só são descobertas quando você está trocando de roupa, ou mesmo quando você está separando suas roupas para lavar. É nesse momento que você pode olhar para a parte de trás de sua camiseta, ou a bainha de uma saia, por exemplo e pensar "isso realmente sempre esteve aqui?"

Quando isso acontece, já não é tão simples como enxaguar com um pouco de água ou retirar os excessos. Em vez disso, para a remoção de manchas já secas e aderidas ao tecido, como uma mancha de café, vinho e suco de uva, você precisa cuidar o quanto antes, dedicando um tempo para a pré-lavagem da mancha. Confira na nossa seção de Solução em Manchas e encontre o produto indicado para cada tipo de mancha.

As regras gerais da pré-lavagem com Vanish são as seguintes:

  1. Adicione ¼ da medida de pó com 100ml  de água a 50°C.
  2. Misture bem o pó com a água.
  3. Aplique a solução diretamente na mancha, cobrindo apenas sua superfície.
  4. Usando a parte de baixo do medidor, esfreque a solução na mancha.
  5. Deixe o produto agir por no máximo 10 minutos antes de enxaguar e colocar na máquina de lavar.
  6. Para finalizar, lave normalmente. Você também pode adicionar na lavagem uma medida de Vanish para ajudar a eliminar outras possíveis manchas.

Como você pode ver, Vanish tem a solução para tirar manchas, mesmo quando elas já não estão mais frescas e para mais dicas sobre remoção de manchas, confira nossos outros artigos.