Como tirar manchas difíceis das roupas

 

As manchas podem surgir em qualquer momento e podem arruinar suas roupas, e seu dia, especialmente se elas caem em uma de suas roupas preferidas. Algumas manchas são mais difíceis de serem removidas que outras, mas por quê?

As manchas podem ser divididas em quatro grupos diferentes: enzimáticas, gordurosas, oxidáveis e particuladas – com muitas manchas pertencentes a mais de um grupo (manchas combinadas).

Manchas enzimáticas - causadas por substâncias orgânicas como ovos, grama e comida para bebê.

Manchas gordurosas – como cremes para as mãos, mousse de cabelo, gordura e manteiga.

Manchas oxidáveiscomo bebidas alcóolicas, café e chá (sem leite) e refrigerantes.

Manchas particuladas – como lama e sujeira de terra.

Estas manchas podem ser uma mistura de duas ou mais dos tipos de manchas citadas anteriormente. As manchas combinadas podem incluir uma grande variedade de manchas desde batom até ketchup.

Independente de qual tipo de mancha seja, lavar apenas com detergente para roupa pode não ser o suficiente para removê-la completamente – podem apenas suaviza-la. Você pode encontrar as seguintes manchas na sua lavagem semanal, mas elas podem precisar de um toque a mais para serem removidas:

Papinha (Mancha enzimática)

Pode ser difícil de remover manchas de papinha, e é sempre recomendado lidar com esta mancha o mais rápido possível, mas nem sempre acontece. Antes de qualquer coisa, você sempre deve enxaguar o tecido com água. Adicione Vanish na sua lavagem para remover as manchas de papinha de maneira fácil e efetiva.

Lama e sujeira de terra (Manchas particuladas)

As crianças estão propensas a ficarem sujas – seja em um dia de sol no parque ou mesmo saltando de uma poça d’água para outra em um dia de chuva. O primeiro passo para remover as manchas, não importa o quão impregnadas elas estejam no tecido, é tirar o excesso. Depois disso, você já pode começar o tratamento fazendo um molho com Vanish e seguir com a lavagem adicionando Vanish ao seu detergente de costume!

Confira o nosso guia detalhado sobre remoção de manchas de lama aqui.

Grama (Manchas enzimáticas)

O problema da mancha de grama é a clorofila verde brilhante que possui propriedades parecidas como as do tecido e por isso penetram e se ligam tão facilmente ao tecido.

Confira a nossa guia detalhada de como remover manchas de grama aqui.

Chocolate (Manchas Gordurosas)

Um doce agrado para a família pode ser também uma coisa difícil de remover das roupas.

É fácil manchar o seu jeans com um pedaço de chocolate, ainda mais as crianças com os dedos cheios de chocolate derretido que vão direto para as roupas – e não é fácil esconder a cor contrastante do chocolate.

Ao contrário da maioria das outras manchas, você pode fazer a vida mais fácil se deixar a mancha secar e depois raspar o excesso de chocolate. Confira a nossa guia detalhada de como tirar manchas de chocolate aqui.

Óleo (Manchas Gordurosas)

Pelo fato de que algumas manchas de óleo não terem cor, elas podem não ser visíveis à primeira vista. No entanto, com o tempo, elas tendem a deixar o tecido mais escuro na área da mancha. Antes de falar sobre qualquer dica, o melhor usar um pano absorvente para secar e absorver o óleo do tecido, removendo o excesso.

Confira a nossa guia detalhada de como tirar manchas de óleo da roupa aqui.

Usar o detergente sozinho pode não ser o suficiente para remover algumas manchas e as mais difíceis podem precisar de uma ajuda extra para resolver. Ao incorporar Vanish na sua rotina de lavagem você está garantindo a remoção de várias manchas na primeira vez, então você já não precisará mais lutar com várias lavagens e ainda pior, ter que jogar suas roupas fora.