Tecidos decodificados

Algumas manchas são difíceis de sair, não importa o tecido.

Entenda um pouco mais sobre cada tipo de tecido:

Fibras naturais

Algodão

Acredita-se que o algodão é o tipo de tecido mais comum. É usado normalmente em roupas para crianças e roupas de cama já que é macio e suave ao contato com a pele. O algodão também é ótimo para manter a temperatura agradável durante climas frios e também em climas quentes (com FPS 7 para uma camiseta branca lisa).

O algodão também é fácil de lavar – sempre confira a etiqueta da roupa, mas eles normalmente podem ser lavados em uma máquina de lavar, e claro, se você tem uma mancha em uma peça de roupa feita de algodão, Vanish é completamente seguro para ser usado na remoção de manchas.

Faça o pré-tratamento ou o molho seguindo o modo de uso contido no rótulo, depois faça o tratamento seguindo as orientações do rótulo do produto e lave de acordo com as instruções da etiqueta da roupa para remover a mancha. No entanto, se precisar, você pode adicionar também meia colher dosadora de Vanish na sua máquina de lavar junto com o detergente de costume.

Seda

Materiais delicados como seda têm uma composição diferente e suas fibras podem reagir diferente quando tratadas com produtos para remoção de manchas. Por isso que sempre devemos ler as instruções nas etiquetas das roupas antes iniciar a lavagem. Quando a sua peça de seda está manchada,  Vanish Multiuso Líquido pode ser usado para ajudar a tratar manchas em suas roupas de seda.

Linho

As roupas de linho são feitas de uma fibra natural fabricada a partir do caule da planta de linho e é naturalmente um material bastante macio. Como o algodão, o linho pode ser danificado se manipulado de forma mais abrupta. As manchas secas são mais difíceis de remover, então para tecidos mais delicados tente remover a mancha o mais rápido possível.

Quando estamos falando de remoção de manchas em lã, sempre é importante ler as instruções do produto já que alguns produtos para tirar manchas podem ser muito agressivos e fazer com que a fibra da lã encolha. Assim como acontece com o linho, roupas de lã também podem ficar esticadas e deformadas quando lavadas na máquina, por isso é importante ter um cuidado extra.

 

Fibras artificiais

Nylon

O termo Nylon vem de Nova York e Londres. Essa é uma fibra sintética normalmente utilizada em roupas, lençóis e capas e tendem a ser mais duráveis que fibras naturais. Além disso, tecidos feitos de Nylon são fáceis de cuidar e podem ficar limpos e secos sem nenhum esforço extra.

Poliéster

O poliéster tem uma ampla variedade de uso devido a sua capacidade de não amassar com facilidade como acontece com outros tecidos – ele é bastante resistente, mas ao mesmo tempo suave e macio. Ele é misturado frequentemente com outras fibras naturais, gerando um “tecido misto”.

O poliéster é fácil de lavar, então não se preocupe de colocá-lo na máquina de lavar. Se você tem uma mancha com difícil remoção, você pode fazer o pré-tratamento (ou molho) com Vanish Oxi Action e depois lavar normalmente adicionando uma colher dosadora de Vanish Oxi Action ao processo de lavagem.

Denim

Embora o denim seja derivado do algodão, ele ainda é tecnicamente um tecido sintético. A trama é passada sob duas ou mais fibras para produzir o reforço diagonal comum, que você costuma ver em peças como jeans e jaquetas.

O denim é usado em larga escala em todo o mundo já que sua durabilidade e conforto fazem com que seja um dos tecidos mais elegantes – e práticos – do mercado.

Lavando

Lavando seus tecidos separados uns dos outros pode não apenas ajudar a garantir que eles estejam recebendo uma lavagem adequada como também pode ajudar a prevenir que outras roupas soltem tinta e manche alguma roupa.

Muitas peças que são classificadas como delicadas podem ter o símbolo de “Lavar à mão” na etiqueta. Se for o caso, pode haver a possibilidade da sua máquina de lavar ter o modo “lavagem à mão” ou “delicado”, então vale a pena conferir no manual para confirmar.

É sempre importante lembrar de seguir as instruções de cuidado que se encontra na etiqueta da roupa, para mais informações sobre o significado de cada símbolo confira nosso infográfico Remoção de manchas decodificado.

 

Remoção de manchas decodificado