Um guia para a moda sustentável

Um guia para a moda sustentável
A “moda rápida” (fast-fashion, em inglês) tornou-se sinônimo da vida moderna, graças a maiores rendas disponíveis, custos de fabricação mais baratos e nossa obsessão em recriar looks quentes fora da passarela.
A indústria da moda hoje produz uma variedade de novas tendências para cada estação. Basicamente, os lojistas on-line e as lojas de rua oferecem os looks mais recentes feitos com materiais de baixa qualidade em sua pressa de levar as roupas aos clientes. No entanto, esses produtos de qualidade inferior acabam inevitavelmente em aterros, contribuindo para a poluição do ar em grande escala. Na verdade, a indústria de confecções e têxteis produz cerca de 1,7 bilhão de toneladas de CO2 por ano.[1]
Ao gastar um pouco mais em roupas de melhor qualidade que podemos usar por anos (ou décadas, se cuidarmos delas!), ajudamos a fazer uma grande diferença no meio ambiente. Leia nossas dicas e aprenda a fazer escolhas mais conscientes sobre moda ecológica e onde comprar.
1. Compre menos roupas
Uma maneira de causar grande impacto é simplesmente comprando menos roupas. Invista em roupas bem feitas e cuide bem delas para que durem anos. Compre itens que podem ser misturados e combinados para poder criar novos looks e estilos com as mesmas peças. Além disso, conserte suas peças rapidamente se tiverem pequenos rasgos ou use Vanish Gold Oxi Advance Pink Pó ou Vanish Gold Oxi Advance Pink Gel para se livrar de manchas teimosas, iluminar cores desbotadas e remover odores.
2. Lojas de segunda mão
Antes sair em busca de roupas novas, considere a possibilidade de comprar itens usados em sites de brechós ou lojas de caridade. Isso se chama “moda verde”e pode ser tão elegante quanto comprar roupas novas.
3. Compre localmente
Comprar regularmente em lojas de roupas locais é uma ótima maneira de apoiar o conceito de moda sustentável. Quanto mais perto de casa você compra, mais reduz as emissões de carbono. Além disso, você apoiará sua comunidade e economia local. É um ganha-ganha!
4. Evite materiais sintéticos
Muitos dos tecidos sintéticos que usamos (incluindo náilon e poliéster) são desenvolvidos a partir do petróleo, que contribui para os gases do efeito estufa. [2] Como alternativa, escolha uma moda mais amiga do meio ambiente, optando por tecidos como linho, cânhamo e lã – todos igualmente elegantes, porém mais responsáveis pelo planeta.
5. Pesquise
Conhecimento é poder, e entender de onde vêm suas roupas lhe ajudar a tomar decisões mais ecológicas. A sustentabilidade está se tornando um fator importante para os consumidores e, com isso, muitas marcas estão se tornando mais transparentes com suas políticas ambientais e sociais. Muitas marcas estão desenvolvendo parcerias com iniciativas de sustentabilidade e adquirindo seus materiais de maneira responsável, portanto, esteja atento àqueles que estão impulsionando a mudança.
Com a informação ao nosso alcance, nunca foi tão fácil descobrir de que são feitas e de onde vêm as suas roupas favoritas. Saber o histórico dos seus itens pode lhe ajudar a tomar decisões informadas sobre sua próxima compra.
 
  • Roupas como novas
    3158451_vanish-oxi-advance-390g.png
Mais dicas para o cuidado com roupas
  • Tire o máximo proveito de roupas velhas com o nosso guia de consertos.
    Dicas para reutilizar roupas: sua peça velha, em novo estilo
  • Aprenda a eliminar bolinhas em roupas com o nosso passo a passo.
    Dicas para tirar bolinha de roupa
  • Saiba como manter suas roupas cheirosas.
    Como tirar mau cheiro de roupa e deixá-la cheirosa